Python Brasil 2025: Trocamos o Boyzinha(o) por Mana(o) por 7 dias
 
            
            
            
            
            A Python Brasil (PyBR) é o maior evento Python da América Latina. A edição 2025 aconteceu em São Paulo, entre os dias 21 e 27 de outubro - sim, 7 dias de imersão na linguagem de programação, carreira e impacto social que Python gera. Aprendemos, ensinamos, conhecementos novas pessoas, nos emocionamos. Nesse post vamos apresentar um pouco sobre o evento e mostrar a participação potiguar nele.
Sobre o evento
Assim como tudo na comunidade Python, o evento é sem fins lucrativos, todo organizado por voluntários. Dito isso gostaríamos de agradecer, em especial, Izabela Cardoso e Renan Santos que foram as duas lideranças a frente da organização que recebeu tão bem os quase 800 pythonistas.
A PyBR costuma ter três momentos: tutoriais, palestras e sprints. Na edição 2025 durante os dias 21, 22 e 23 tivemos tutoriais; depois vieram as palestras nos dias 24, 25 e 26; e por fim as sprits do dia 27 (momento que os participantes podem contribuir com projetos open source da comunidade).
 
    Nessa edição tivemos 4 palcos simultâneos com palestras não-técnicas (vermelho), iniciantes (verde), intermédiarias (azul) e avançadas (amarela). Todas as palestras foram silenciosas, então todo mundo pegava um fone de ouvido e sintonizava ele com a cor correspondente de qual palco gostaria de ouvir. Foi a primeira vez nesse formato e deu super certo.
Potiguares no evento
Acredito que tenhamos batido o recorde de maior quantidade de potiguares palestrando numa Python Brasil, com seis. Sendo as nossas seguintes autarquias:
- Carolina Soares: Importância dos dados abertos e suas tecnologias resultante
- Emídio Neto: 5 lessons you can learn from OpenTelemetry Python
- Vinicius Mendes: Tarefas chatas - quando automatizar e como a IA me ajudou?
- Gabriela Cavalcante: Devs 10x não existem, mas e times 10x?
- Tyrone Damasceno: Desenvolvimento SEM inteligência aritificial
- Jhonata Medeiros: Parse Don’t Validate: menos if’s, mais confiança
A programação completa pode ser acessada aqui. As fotos não-oficiais podem ser encontradas no drive do GruPy-RN.
O que vem por aí
Estamos muito animados. Participar de um evento com pessoas tão legais aumenta a animação de todo mundo que constrói a comunidade potiguar. Por hora planejamos encerrar 2025 com mais um meetup na primeira semana de dezembro.
Pensando em futuro, é notável a vontade dos participantes de ter outra Python Brasil em Natal, mas pra isso precisamos que você continue construindo a comunidade com a gente, então dá um alô no grupo do telegram, segue a gente no Instagram, vá aos meetups, palestre e participe da organização :)