PyCon 2023
PyCon US 2023
A PyCon US é a maior conferência Python do mundo, sendo responsável por 75% das arrecadações da PSF (Python Software Foundation). Por mais que ela seja o evento nacional dos Estados Unidos (assim como a Python Brasil é o nosso), o evento é, por suas proporções, o evento “global” do Python, reunindo desenvolvedores e empresas de todo o globo.
Cooperação internacional na comunidade Python
A palestra da Débora Azevedo sobre “Cooperação internacional dentro da comunidade python” discute todas as nuances e hierarquias existentes na comunidade Python. Explica o que é a Python Software Foundation, sua atuação para diversificação e melhoria das comunidades ao redor do globo, além de como ela atua para que eventos locais, como os nossos, possam continuar existindo.
Em resumo, a Python Software Foundation é uma organização sem fins lucrativos que se debruça sob as tecnologias open source e comunidades ao redor da linguagem de programação Python e ela atua:
- Na distribuição de “grants” (ou bolsas) para participação de eventos e realização de meetups
- Na organização da infraestrutura Python, como o PyPI (Python Package Index), a documentação da linguagem e muito mais
- A organização da PyCon US, que acontece anualmente
Nossa participação na PyCon US 2023
Dois membros da comunidade GrupyRN foram ao evento, a Débora Azevedo e Ítalo Epifânio. A Débora foi eleita em 2021 como board member da Python Software Foundation, além de palestrar sobre “Cooperación internacional en la comunidad de Python” (sim, a PyCon tem uma grade específica para falantes de espanhol), ela também participou de aberturas, mesas e diversas atividades do evento. O Ítalo, por sua vez, ministrou o tutorial “Going beyond with Jupyter Notebooks: Write your first package using literate programming”.
Outras duas pessoas brasileiras palestraram no evento: a Judite Cypreste com “Cómo Python puede ayudar a monitorear gobiernos” e a Juliana Karoline com “Create interactive games using MicroPython and electronics”.
Ao todo, a comitiva não oficial brasileira teve em torno de 23 pessoas, de diversos locais do mundo. A foto a seguir reune alguns deles:
Como ir à PyCon US?
Há duas formas, como participante e como palestrante. O palestrante não precisa pagar pelo ingresso do evento, enquanto o participante tem que ficar atento às datas de venda dos ingressos.
A PSF possui alguns programa de grants. Um dos grants financia parcialmente a viagem de participantes e palestrantes quando necessário, visando uma maior diversificação do evento.
O travel grant foi utilizado por boa parte dos brasileiros que foram para o evento. Esse financiamento fica disponível no próprio site do evento e é divulgado nas redes sociais da PSF/PyCon. A inscrição se dá na forma de um formulário eletrônico, no qual você argumenta a favor da sua participação no evento.
No ano de 2023 o financiamento máximo era no valor de $2000 (dois mil dólares) e cobria gastos com visto, passagens de avião e hospedagem, mediante apresentação de comprovação. Vale ressaltar que os valores só são ressarcidos durante o próprio evento, então é necessário que a pessoa tenha fundos suficientes para pagar pela passagem e estadia.
O travel grant não é restrito à PyCon US, eventos como Python Portugal e até a nossa Python Brasil já contaram com esse programa.
Conclusão
A PyCon teve um número expressivo de participantes brasileiros em 2023. No entanto, a barreira da linguagem ainda é um problema para que mais brasileiros possam participar do evento. Dada a importância do evento, estimulamos que os demais membros da comunidade tentem participar dele, seja como partipante ou palestrante.